Definições pessoais sobre a Arte e o Amor...



Me perguntaram o que eu entendo por arte...
Arte é um sentido
Algo que não precisamos compreender para amar.
A mentira verdadeira
O engano necessário
A sensação de liberdade de despencar de um penhasco e nunca tocar o chão
É o vôo da imaginação rumo a insustentável leveza do ser.
O que realmente nos difere dos demais animais não é a capacidade de raciocinar, mas sim o produzir e o consumir arte.
Não existe maneira mais segura de fugir do mundo do que a arte
Ela nasce da imparcialidade, da falta de reciprocidade, do incomodo, da insatisfação, da solidão
e faz de tudo isso, a breve estada no paraíso,
Arte é o belo, a Pasárgada, o parnaso, o agradável, o orgasmo, o que nos arrebata e nos leva ao nirvana, ao êxtase, ao estado de Buda.
Arte é o prazer que nos excita, a paixão, o comer o beber, o amor fazer.
E eu estou bobo
Não foi a arte impregnada nas sete maravilhas do mundo
Não foi a paleta natural do arco-íris
Não foi o vale sagrado dos incas
Foi o teu sorriso
O teu olhar
Que mágica há?
Porque, maldição, eu não consigo interpretar?
O teu sorriso me frustra...
Não consigo expressar
Penso nas melhores músicas
Nos grandes clássicos cinematográficos
No rico legado das pinturas e esculturas imortalizadas
Nos grandes espetáculos teatrais
Nos mais incríveis romances que descansam nos livros literários
A essência do ser humano está aqui
A arte não produz guerra, não instiga o capitalismo
Não provocou a desigualdade, o pré-conceito, o genocídio
Os túmulos guardam grandes artistas, que vieram ao mundo emprestado
Para dar um pouco de colorido ao cinza do qual o homem usou pra pintar o mundo
A arte é um culto a beleza
E a beleza é a manifestação das leis secretas da natureza
É o estimulo maior para a vida
Eu não mereço a minha sensibilidade
Olho pra ti e não sei o que dizer
De repente, arte é o silencio, de fora pra dentro
Penso em uma gota do oceano
Em um grão de areia na praia do mar
Em uma nuvem que foi pra longe
No sol sepultado na linha do horizonte
E percebo que a arte está nos detalhes
Como os melhores perfumes nos menores frascos
E te vejo como um detalhe
Um capricho da natureza
Um vaso de porcelana preferido, moldado com o maior carinho pelo melhor oleiro.
Havia amor, quando o jardineiro te plantou
O maior ourives olhou pra você e viu que esse foi o seu melhor trabalho
Não tenho dinheiro, nem fama, muito menos poder
Todavia sou o mais realizado dos homens porque tenho sensibilidade
Sensibilidade para ver o que realmente há em você
Não importa se passo horas tentando decifrar esse enigma
Se levarei a vida tentando entender a arquitetura engenhosa que se fez pra construir você
Sei que sua beleza despensa teorias, argumentos e projeções
Mas eu preciso entender
Por que agreguei você a tudo o que me cativa
Porque o seu nome está no meu dicionário dando significado a palavra razão.
Sentido, estímulos, motivações
Enfim,
Falei de tantas coisas e não disse nada
Há um tom de desnecessário nas minhas palavras
Você existe e isso basta
A arte foi, de fato, concretizada
E vejo verdade no que outrora era mito.
Que a arte, ao te conhecer, ganha tradução e sentido.

Izaú Melo